Ela é um método de investigação simplesmente fantástico que consiste em evidenciar o significado do inconsciente das palavras, das ações, e das produções imaginárias, sejam dos sonhos, das fantasias, dos desejos e até mesmo dos delírios de uma pessoa (de um sujeito).
A fantástica e eficaz teoria desenvolvida por Freud estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora.
‘O que não é falado vira sintoma…’ (Freud)
Segundo ele, as pessoas tinham a capacidade de se fechar de tal maneira e esses sentimentos dentro de sua mente, que após algum tempo psicomatizavam adormecendo o físico e alguns esqueciam-se até da própria existência em profunda depressão e pensamentos suicidas. E continua até os dias de hoje.
O que não vira palavra vira doença.
O que não colocamos para fora e remoemos dentro de nós adoece a alma e o corpo.
Talvez você conheça alguém que reclame de múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, como dor, diarreia, tremores, falta de ar, alergias…e que ao procurar os especialistas, descobrem por meio de exames que não há um problema orgânico que justifique tais sintomas. Esta pessoa pode estar sofrendo de doença psicossomática, também chamada de transtorno de somatização, e é comum em pessoas ansiosas e depressivas.
’Psicossomático’, significa, no grego, ‘alma’ (psique) e’ corpo’ (soma), portanto: a doença que têm origem na ’alma’ ou ’mente’ e termina se manifestar em nosso organismo. O poder das fortes emoções, dos sentimentos reprimidos e dos pensamentos negativos são capazes de colocar em desarmonia e instabilidade qualquer organismo.
Para conseguir determinar a origem das doenças psicossomáticas, é preciso considerar a história de vida da pessoa e da família, ver traumas e questões não resolvidas, sua auto crítica, cobrança consigo mesmo, depressão, ansiedade, fobias e agressividade.
A partir destas causas é possível elencar as seguintes somatizações: aparelhos digestivos, aparelho respiratório, aparelho reprodutor, aparelho locomotor, sistema nervoso.
No momento em que reprimimos nossas emoções, elas vão sendo armazenadas em algum lugar no inconsciente e são ‘transbordadas’ em algum órgão ou sistema mais propenso. Quando tratamos unicamente do aspecto físico e não tratamos a causa, há uma grande chance de que esse problema volte a ocorrer. Geralmente a causa reside na alma.

  • Estela Rossafa (Psicoterapeuta. Psicanalista. Hipnoterapeuta)

Comments are closed.