quarta 14 abril 2021
Opinião

COVID-19: Quando a solidariedade vence o medo

 O novo coronavírus vem revelando um aspecto do ser humano um tanto quanto esquecido: a solidariedade e a empatia. Nos dias que antecedem a quarentena decretada pelas autoridades municipais, estaduais e federais duas aposentadas viúvas e com sogras que moravam sozinhas decidiram dividir o mesmo espaço, para que uma pudesse ser companhia para outra, amenizando assim os períodos de solidão e incertezas. A Aposentada Dona Maria , de 69 anos, moradora de Jales e a viúva Dona Ana, também jalesense, de 69 anos, estão dividindo o mesmo espaço desde quarta-feira (18) quando foi ventilado e notificado os problemas graves que enfrentaríamos nos próximos meses com a presença do COVID-19, exigindo um comportamento de isolamento social como meio de prevenção ao contagio do vírus. Assim atendendo a solicitação das autoridades as duas estão em casa, e em segurança.
Um ato nobre a ser divulgado é a implementação de serviço delivery do Supermercado Sakashita de Jales, que vem realizando o serviço de entregas para pessoas acima de 60 anos. Serviços que as com sogras utilizaram hoje, 23 de março, a fim de realizarem suas compras por whatsApp para que não faltasse os alimentos necessários as suas mesas. “Atitudes como essas trazem maior tranquilidade e conforto aos familiares como os filhos, noras e netos que no momento estão impossibilitados de manter o contato direto e presencial aos seus afetos idosos” destaco.
 Que a presença ameaçadora do novo coronavírus possa realmente estar com os dias contados, assim, através da prevenção e conscientização, possamos sair fortalecidos desse momento de fragilidade e insuficiência. Que o novo modelo de convivência solidária e empática passa tornar-se um hábito entre nós. Façamos a nossa parte ficando em casa.

Jane Maiolo
(É professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Formanda em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Contemporânea, Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho. Idealizadora do Simpósio anual Valorização à vida e projetos sobre Setembro Amarelo.[Janemaiolo@bol.com.br]) e estudando de Psicanálise do IBPC/Jales

Desenvolvido por Enzo Nagata