quarta 27 janeiro 2021
REGIÃO

Incêndio de grandes proporções queima pastagem próxima ao perímetro urbano de Fernandópolis

Germano Silva  (Especial para o J.J.)  

O incêndio começou por volta das 14h da quarta-feira, 19, numa área de pastagem entre um conjunto de bairros de Fernandópolis e rapidamente se alastrou em diversas direções. O vento, a temperatura alta e a pastagem seca favoreceram a propagação do fogo e dificultaram o trabalho do Corpo de Bombeiros que recebeu a ajuda da Defesa Civil e da brigada de incêndio de usinas de cana de açúcar localizadas na região.  

Apesar dos esforços das equipes, o fogo só foi controlado por volta das 22h. De longe, era possível observar a fumaça e as labaredas. Brigadistas das equipes que participaram da ocorrência se esforçaram para controlar as chamas que se propagavam no pasto da área atingida.

O incêndio se alastrou na divisa do perímetro urbano e queimou a vegetação no entorno dos bairros Milton Terra Verdi, Jardim Alto das Paineiras, Jardim Itália, Jardim Paraíso, Mais Parque e Wilson Moreira. Segundo operários de uma obra localizada próxima à área do incêndio, o fogo começou às margens do Residencial Milton Terra Verdi e rapidamente se espalhou atingindo o entorno dos galpões da propriedade rural Neca Verdi e na sequência, expandiu em diversas direções da área de pastagem.

Por pouco, o incêndio não atingiu a principal área de preservação permanente da propriedade atingida. O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou os dados da ocorrência. Desde o início do período de estiagem, a região tem registrado diversos focos de incêndios diariamente. Na quarta-feira, por exemplo, era possível observar simultaneamente, três focos de incêndios em regiões distintas da zona rural o município de Fernandópolis. Com a chegada da frente fria e a consequente queda das temperaturas da região, diminuiu a incidência de novos incêndios.


Desenvolvido por Enzo Nagata