quarta 23 setembro 2020
Geral

LAR DOS VELHINHOS: Sem visitas, mensagens de vídeos animam idosos

Com a disseminação do coronavírus a diretoria do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo tomou algumas ações preventivas como a paralisação das visitas presenciais aos idosos. Nem familiares, voluntários, grupos de igrejas e escolas ou pessoas que faziam parte da rotina dos idosos têm autorização para visitas.

Para continuar com a aproximação com os moradores do Lar, que há 50 anos atende mais de 60 idosos, a diretoria está usando a tecnologia a seu favor. A sugestão de enviar vídeos partiu de uma voluntária que, ao ver uma matéria no Fantástico, programa transmitido na Rede Globo, resolveu levar a ideia ao gerente administrativo, Antonio Claudio Francisco, e à assistente social Raquel de Paula, que acharam o trabalho bem interessante.

“A princípio estávamos recebendo mensagens apenas dos familiares, realizando chamadas de vídeos, mas não tínhamos pensado em expandir para outras pessoas. Foi quando recebi o contato de uma pessoa propondo essa diversificação e achamos genial, uma forma de demonstração de amor e carinho aos nossos idosos, mesmo virtualmente”, relatou Claudio.

De acordo com a assistente social Raquel de Paula, o Lar dos Velhinhos já participa de uma campanha da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério Público e o Conselho Estadual do Idoso, chamada “um gesto de carinho para ninguém ficar sozinho”, que foi desenvolvida durante a pandemia. Os idosos recebem cartas de estudantes de todo país.

Os vídeos precisam ser gravados na posição horizontal com, no máximo, um minuto, enviados para o WhatsApp (17) 99731-2826. Vale ressaltar que o material recebido não será divulgado nas redes sociais, apenas internamente para os idosos. Use a criatividade!


Desenvolvido por Enzo Nagata