“Foi só uma picadinha e nem doeu”, disse Erick Barriviera, de 9 anos, após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na terça-feira, dia 18. Erick foi a primeira criança a ser vacinada em Jales, na faixa etária entre 5 e 11 anos.
O garoto chegou cedo ao local de vacinação, acompanhado dos pais Mirian Elizabete Ferreira e Valdenir Barriviera, sendo que ele faz parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.
A mãe explicou que o filho tinha que tirar sangue na unidade de saúde para fazer exames e aproveitou a oportunidade para receber a dose da vacina. “Esperamos bastante por este momento e estamos muito felizes. Agora, finalmente, ele voltará às aulas com mais segurança”, relatou.
Erick fez questão de exibir orgulhoso sua carteirinha de vacinação após a imunização.


VACINAÇÃO
A imunização de crianças entre 5 e 11 anos, com comorbidades e deficiências permanentes, começou na terça-feira, dia 18, em Jales, no Núcleo Central de Saúde, que seguirá de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e no sábado, das 8 às 12 horas. O pré-cadastro pode ser realizado acessando o site: vacinaja.sp.gov.br.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação da criança e do responsável (RG, CPF ou certidão de nascimento) e Cartão do SUS da criança. Também é preciso levar exame, relatório médico, receita ou prescrição médica que comprove a comorbidade ou deficiência. Vale ressaltar que o cadastro existente na unidade de saúde também poderá ser utilizado para comprovação das comorbidades.

COMORBIDADES
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Insuficiência Cardíaca; Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar; Cardiopatia Hipertensiva; Síndromes Coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas; Arritmias Cardíacas; Cardiopatias Congênitas; Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados; Talassemia; Síndrome de Down; Diabetes Mellitus; Pneumopatias Crônicas Graves; Hipertensão Arterial resistente e de artéria estágio 3; Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; Doença Cerebrovascular; Doença Renal Crônica; Imunossuprimidos (Incluindo Pacientes Oncológicos); Anemia Falciforme; Obesidade Mórbida; Cirrose Hepática e HIV.

  • Fonte: Secretaria de Comunicação

Comments are closed.