TEMPERATURA MÁXIMA- A reunião ordinária da Câmara Municipal marcada para amanhã, 8 de agosto, tem tudo para se transformar em um divisor de águas na cena política jalesense. A não ser que haja intercorrências, estarão em pautas dois temas altamente polêmicos —1) o parecer do Tribunal de Contas referente ao exercício de 2018, desfavorável à aprovação das contas do ex-prefeito Flávio Prandi Franco (União Brasil); 2) a discussão e votação do Projeto de Iniciativa Popular protocolado pela Associação Comercial e Industrial de Jales em nome das entidades componentes do Fórum da Cidadania revogando a Lei Municipal 320/21, que instituiu a Taxa do Lixo e mais duas contribuições embutidas nos carnês do IPTU, colocando a cidade em pé de guerra.

APERTEM OS CINTOS… – O projeto sobre o parecer das contas de Flá foi colocado na Ordem do Dia de segunda-feira passada, dia 1º de agosto. Assunto quente na medida em que, no julgamento do parecer no plenário do TCE, em São Paulo o placar foi apertado. Por 4 a 3, o TCE julgou que a administração municipal não teria controlado os malfeitos da ex-tesoureira Érica Carpi, personagem central da Operação Farra no Tesouro, da Polícia Federal.

…QUE O PILOTO SUMIU – Tudo indicava que o parecer do TCE seria rejeitado. Para tanto, era necessário quórum qualificado, ou seja, 2/3 dos vereadores. Os 7 votos estariam garantidos em face do entendimento de que a ex-tesoureira fazia suas estripulias desde 2008 sem que ninguém tivesse percebido, nem mesmo os auditores do Tribunal de Contas. E mais: nesse período, nenhum prefeito teve as contas rejeitadas por conta do esquema da ex-tesoureira. Só que a falta de contato do vereador Elder Mansuelli (Podemos) durante a segunda-feira levou os outros vereadores a optarem pela prudência através de um pedido de vista do vereador Bruno de Paula (PSDB), aceito pelo plenário por 5 a 3. Na manhã seguinte, Elder reapareceu, explicando que viajara até São Paulo e não conseguiu chegar a tempo de participar da reunião, mantendo, porém, a palavra empenhada de que votará a favor de Flá.

MARCHA DA CONTAGEM – Se não houver outros acidentes de percurso, o parecer do TCE deverá ser rejeitado pelos votos dos vereadores Carol Amador (MDB), Bruno de Paula (PSDB), Hilton Marques (PT), Bismark Kuwakino (PSDB), João Zanetoni (PP), Deley Vieira (União Brasil) e o já referido Elder.

CONSERTANDO ERRO – Por outro lado, vai ser muito difícil impedir que o presidente da Câmara, Bismark Kuwakino, coloque em votação o Projeto de Iniciativa Popular que solicita a revogação da Taxa do Lixo e Contribuições, resultado de mobilização das 17 entidades que constituem o Fórum da Cidadania, com assinaturas de 2.654 eleitores. O chefe do Poder Legislativo entende que ainda é tempo de corrigir a rota, ponto de vista partilhado por pelo menos mais cinco vereadores, o que garantiria a aprovação da propositura. Até o momento em que esta coluna estava sendo redigida, Bismark estava firme no propósito de colocar o projeto em votação, independentemente do resultado.

URNA ELETRÔNICA – Nascida e criada em Jales e membro da terceira geração de família tradicional, a delegada de polícia Fernanda Lima deverá ser candidata a deputada estadual em Goiás. Ela tem grande prestígio em Formosa, onde está lotada. Tanto que, nas eleições municipais de 2020, foi a candidata à vereança mais votada. Aprovada em convenção, Fernanda disputará a cadeira de deputada pelo partido Solidariedade, com direito a um número cabalístico —7777. Formosa, a base eleitoral da jalesense, tem 73 mil eleitores.

Jalesense Fernanda Lima confirmada como candidata a deputada
estadual em Goiás

URNA ELETRÔNICA (2) – Outro nome bastante conhecido em Jales também vai tentar a sorte na urna eletrônica em Goiás. Trata-se do advogado Juliano Matos, que transferiu seu domicílio eleitoral para aquele estado. Nas redes sociais, ele aparece fazendo dobradinha com o deputado federal Alexandre Baldy (PP) que, diga-se de passagem, foi secretário de Transportes Metropolitanos da administração João Doria. Será a terceira tentativa de Juliano que, em Jales, já disputou vaga como candidato a deputado federal e vereador.

AVIÃO – Por mais que todos o conheçam, é impressionante o fôlego do deputado estadual Itamar Borges (MDB), candidato ao terceiro mandato. Na última quarta-feira, dia 3, ele esteve em Jales, comandando mesa com amigos e correligionários, para assistir ao show do cantor Fabio Junior, em benefício do Hospital de Amor. O parlamentar permaneceu no Villa Rocca até meia noite e meia, quando tudo terminou. Claro, abraçando e beijando meio mundo. Na manhã seguinte, às sete e meia da manhã, estava em Ibaté, na região de São Carlos, tomando café com o prefeito da cidade, seu apoiador e que o conhece há anos, pois é dono de frigorífico em Aparecida do Taboado.

Deputado estadual Itamar Borges cumprimenta ex-vice-prefeito
Garça e amigos em show de Fábio Junior // Foto: Bruno Gabaldi

Comments are closed.