A noite da última terça-feira (2) começou desastrosa para o Palmeiras no duelo contra o Atlético-MG, no Mineirão, na partida de ida das quartas de final da Libertadores. Forte e consistente na defesa e no ataque, principalmente em jogos decisivos, o Verdão deixava espaços para o adversário, terminou o primeiro tempo perdendo por 1 a 0 e a desvantagem poderia ser ainda maior.
No início da etapa final, o Galo fez o segundo gol e merecia fazer até mais, mas aí o Verdão a reagir, reação típica de uma equipe que é a atual bicampeã da América com enorme merecimento e tem tudo para brigar até o final por um tricampeonato consecutivo, feito que até hoje nenhum clube brasileiro conseguiu alcançar.
O técnico Abel Ferreira lançou em março deste ano o livro “Cabeça Fria, Coração Quente”, contando em primeira pessoa os bastidores do brilhante trabalho que realiza no Palmeiras desde quando foi contratado, em 2020. E o título do livro se encaixa perfeitamente com o que aconteceu com o Verdão no momento de maior adversidade no Mineirão, nesta semana.
A equipe liderada por Abel teve enorme força mental para não se desesperar e ir em busca do empate jogando futebol de alto nível, o que faz o time paulista precisar apenas de uma simples vitória no Allianz Parque, no jogo de volta, para garantir classificação para a semifinal da Libertadores.
O maior destaque do Palmeiras, em Belo Horizonte, indiscutivelmente foi o meia Gustavo Scarpa. Em meio ao momento de oscilação no futebol de Raphael Veiga – algo que faz parte da carreira de um grande jogador -, Scarpa novamente chamou a responsabilidade e foi decisivo nos dois gols do Verdão.
No primeiro, cobrou falta na trave e Murilo fez o gol no rebote. No segundo, foi muito bem em cobrança de escanteio, Dudu desviou, e Danilo completou para o gol. Dudu, inclusive, também foi fundamental no duelo contra o Galo. O atacante atormentou a defesa adversária durante toda a partida e foi decisivo quando o time mais precisou.
Projetando a partida de volta, o Palmeiras precisa tomar cuidado para não repetir as falhas na marcação apresentadas quando perdia por 2 a 0 no Mineirão, já que do outro lado tem um Atlético-MG super talentoso, recheado de ótimos jogadores. Do restante, a equipe de Abel Ferreira está super preparada para continuar fazendo história em busca do inédito tricampeonato consecutivo para o futebol brasileiro. Com cabeça fria e coração quente, o Verdão vai longe.

  • Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.