Começou a fase final do Campeonato Paulista 2023. Em meio a momentos de oscilação e bom futebol na fase de grupos da competição, o São Paulo disputa as quartas de final contra o Água Santa com a obrigação de vencer e no mínimo chegar à semifinal para provavelmente enfrentar o rival Corinthians.
Assim como já ocorreu nos últimos anos, um dos maiores desafios do Tricolor no início da temporada foi e ainda é conviver com o extenso número de atletas machucados. Em alguns momentos, já durante o Paulistão, o Tricolor teve 13 lesionados.
Aos poucos, os jogadores estão voltando a ficar à disposição do técnico Rogério Ceni, mas ainda existem pontos de interrogação, como o atacante Calleri, que sofre com problema no tornozelo direito e ainda não sabe quando volta a atuar.
Dentro de campo na primeira fase do Estadual, o São Paulo teve momentos bons e ruins. Entre os jogos mais importantes, uma das melhores atuações foi na vitória por 2 a 0 diante do Santos, na 8ª rodada. Nessa partida a equipe teve volume de jogo, foi eficiente para balançar a rede quando criou as oportunidades e controlou a partida durante os 90 minutos, em meio a fragilidade do Peixe e as expulsões que complicaram a vida do adversário.
As piores atuações do Tricolor ocorrerem nos duelos contra o Red Bull Bragantino e o São Bernardo. Fora de casa, a equipe comandada por Rogério Ceni abriu o placar no confronto com o Massa Bruta, mas cometeu erros inaceitáveis durante o jogo e levou a virada em noite de bela atuação do atacante Artur.
O revés frente ao São Bernardo representa a pior atuação do São Paulo em 2023. Diante de mais um adversário qualificado, o time da Capital não apresentou volume de jogo, criou pouquíssimas oportunidades e pouco ameaçou o Bernô na derrota por 1 a 0, no Morumbi lotado.
Vale lembrar que a vitória sobre o Santos é a única do Tricolor, até o momento, diante de um clube que vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série A em 2023. A equipe do Morumbi foi superada em casa pelo Corinthians, empatou com o Palmeiras no Allianz Parque, além de ser derrotada pelo Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. Resultados preocupantes para a sequência do ano.
Para o São Paulo o momento é de foco total na busca por uma vitória diante do Água Santa. O time de Diadema tem campanha semelhante a da equipe de Rogério Ceni na primeira fase e vai apresentar dificuldades. A vitória é necessária para chegar à semifinal e quem sabe sonhar em conquistar novamente o título tão celebrado em 2021.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.