Corinthians e Palmeiras fizeram um Dérbi, na última quinta-feira (16), a altura da história dos dois clubes gigantes do futebol brasileiro. Na Neo Química Arena, em São Paulo, não faltou emoção no empate por 2 a 2 em um jogo que o Timão teve Renato Augusto como protagonista, enquanto o Verdão contou com Rony em noite brilhante.
Em campo, foi possível observar claramente a enorme qualidade do Palmeiras. Ao lado do Flamengo o melhor time do futebol brasileiro e sul-americano. No Timão, é visível que a equipe é inferior ao rival, mas também tem muito talento, e o trabalho do técnico Fernando Lázaro evolui a cada dia, mesmo depois dos tropeços diante de São Bernardo e Portuguesa.
Mesmo em um elenco que têm ótimas opções como Róger Guedes e Yuri Alberto como dois dos grandes protagonistas, Renato Augusto, veterano, ainda é o jogador mais decisivo do Corinthians. Com um passe de enorme categoria, o camisa 8 deixou Guedes na cara do gol para abrir o placar no Dérbi e ainda construiu diversas jogadas de puro talento durante os 90 minutos. Com total convicção, é possível cravar que Renato segue entre os três melhores meias do futebol brasileiro.
No Palmeiras, o time super vencedor de Abel Ferreira não se abala nos momentos de adversidades. Mesmo começando a partida atrás no placar, o Verdão mostrou tranquilidade e virou o jogo com cabeça fria e coração quente, como gosta o português, em noite de atuação magistral do atacante Rony, responsável por balançar a rede em duas oportunidades. Além disso, Weverton foi decisivo com grandes defesas, e Raphael Veiga foi fundamental no meio campo na construção das jogadas e também na chegada na área.
No momento, Palmeiras e Corinthians estão em patamares diferentes no futebol brasileiro, O Verdão está pronto para disputar todos os títulos da temporada com o trabalho consolidado do técnico Abel Ferreira, enquanto o Timão ainda busca o melhor encaixe de jogo agora sob comando de Fernando Lázaro, após a saída do português Vítor Pereira.
A perspectiva é positiva para o futuro das duas equipes. O Alviverde tem tudo para garantir novas conquistas em 2023, e o Alvinegro também tem potencial para brigar pela taça em competições importantes durante o ano. Os dois clubes têm elencos qualificados, possuem jogadores que podem decidir partidas em um lance e as duas comissões técnicas são capacitas. Finalmente um clássico de alto nível no Brasil. O futebol apresentado por Corinthians e Palmeiras é muito promissor para a sequência do ano.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.