Atual campeão do Paulistão e do Brasileirão, além de semifinalista da Libertadores no ano passado, o Palmeiras começa a temporada 2023 sem dois atletas fundamentais no elenco treinado por Abel Ferreira; o volante Danilo e o meia Gustavo Scarpa.
Em meio à saída dos jogadores, que agora vestem a camisa do Nottingham Forest, da Inglaterra, a presidente Leila Pereira ainda não trouxe peças de reposição e fica claro que reforços são necessários para o Verdão continuar brigando por títulos com Flamengo, Atlético-MG e todos os rivais sul-americanos.
No início desta temporada, ainda sem os reforços, Abel Ferreira está apostando em uma escalação com Jailson ou Gabriel Menino como primeiro volante, e o talentosíssimo Endrick como o centroavante da equipe. Raphael Veiga vem fazendo o papel de armador, e a dupla Rony e Dudu atua aberta pelas pontas.
A opção é interessante, principalmente por privilegiar Endrick – atleta que esbanja talento e merece uma sequência como titular em 2023. No entanto, se pensarmos nos mais de 70 jogos que podem ser disputados durante todo o ano, o Verdão precisa ter ao menos um elenco com maior número de opções.
Em meio a saída de Danilo, é necessário trazer um volante de bom nível para assumir a titularidade, ou ao menos disputar posição com Jailson e Gabriel Menino. Mais avançado, Veiga é titular absoluto e vale muito a pena apostar em Rony e Dudu como pontas, além de Endrick como centroavante.
Nesse último caso especificamente, é preciso contratar um jogador de bom nível com características mais parecidas com Veiga, já que Bruno Tabata é opção interessante para compor elenco e também jogar aberto pelas pontas, assim como o jovem Giovani.
Apesar das saídas de Danilo e Scarpa e a demora para a chegada de peças de reposição, o Palmeiras continua com um time forte. O problema é a concorrência. O Flamengo perdeu João Gomes, mas antes já havia repatriado Gerson. O Atlético-MG acertou a chegada de grandes jogadores como Paulinho, Edenilson e Patrick.
Por isso também se faz tão necessária a contratação de peças de reposição no Verdão. A equipe comandada por Abel Ferreira é muito forte e em 2023, se os reforços chegarem, tem tudo para brigar por todos os títulos novamente.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.