O ano é 2023 e infelizmente o racismo está presente em todos os países do mundo. Na Espanha, novamente o brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, foi alvo de ataque racista de alguns “torcedores” do Atlético de Madrid antes de uma partida entre as equipes pelas quartas de final da Copa do Rei.
Desta vez, lamentavelmente criminosos penduraram um boneco do brasileiro em frente do Centro de Treinamentos do Real Madrid simulando um enforcamento. Uma faixa também foi colocada em uma ponte da capital espanhola com a frase “Madri odeia o Real”.
A resposta das entidades espanholas diante dos absurdos citados acima, pelo menos até o momento da produção desta coluna, se deu apenas por notas divulgadas nas redes sociais condenando os acontecimentos assustadores. Na prática, pouco foi feito para proteger Vinícius Júnior e todas as pessoas que sofrem com o racismo diariamente no mundo.
Em campo, no duelo entre Real Madrid e Atlético de Madrid, Vinícius Júnior respondeu os racistas com mais uma atuação de gala e um gol na prorrogação que garantiu a classificação do Real para a semifinal da competição. Após a partida, o brasileiro publicou nas redes sociais a frase utilizada no título desta coluna. “O amor sempre vencerá o ódio”.
Aos 22 anos, Vinícius Júnior é um dos principais jogadores do Real Madrid e da Seleção Brasileira, o maior clube do mundo e a maior seleção do planeta, respectivamente. Sucesso absoluto dentro e fora das quatro linhas, é exemplo para crianças e jovens que sonham em um dia brilhar no futebol e também é um grande craque na luta diária contra o preconceito.
Infelizmente, criminosos estão espalhados pelo mundo disseminando ódio e tentando medir pessoas por conta da cor da pele. O caso de Vinícius se tornou mais conhecido por conta da visibilidade envolvendo o atacante brasileiro, mas lamentavelmente muitas crianças, jovens, adultos e idosos sofrem com esse e tantos outros preconceitos todos os dias.
Vinícius é um orgulho para toda a sociedade e merece todos os aplausos na sua incansável luta contra o preconceito. Por mais pessoas como Vinícius no planeta e pelo fim da impunidade com os criminosos. Muito sucesso para Vinícius e punição severa para todos os racistas. O amor sempre vencerá o ódio.

  • Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.