“Meu trabalho me estressa demais”! Já ouviu alguém dizer isso? Parece que fomos condenados a trabalhar em algo que nos faz mal, ou que se é trabalho, com certeza é algo ruim e penoso.
Estresse é definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como: “Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça”. Bem por isso, o que é estressante para um, pode não ser para outra pessoa. Cada um sente ou entende a situação de uma forma diferente e por isso, reage a seu modo.
Sabemos, porém, que existem profissões classicamente mais “estressoras” que outras. Por exemplo: as profissões da área da saúde, como enfermeiros, técnicos, médicos, mas também professores e atendentes de call center.
E estresse é sempre ruim? A resposta é não, nem sempre. Depende do nível de estresse que se está submetido e como se reage a ele. Quer um exemplo?
Bacharéis em direito vão fazer o exame da OAB. Sabem que apenas 22% passam no exame (dados 2022). Alguns sabendo dessa informação podem desistir antes mesmo de irem fazer a prova. Outros vão estudar mais horas e se prepararem melhor e ainda alguns, mesmo tendo estudado muito, acabam ficando extremamente ansiosos, passam mal no dia do exame da 2ª. fase e tem um “branco”, esquecendo conteúdo que estudaram. Veja que cada grupo, tem reações bem diferentes. Uns fogem (desistindo), outros enfrentam se preparando e dentro desse grupo, alguns reagem mal cedendo ao medo, esquecendo o conteúdo.
Claro que no dia a dia essas questões são bem mais profundas, porque nem tudo está na mão dos profissionais. Sabemos que muito além do fato de sermos talhados para exercer alguns trabalhos e funções, também há ambientes de trabalhos variados, muitos inclusive praticando injustiças, sendo desestimulantes, mal pagos e sendo tóxicos. Há situações de mercado que forçam os profissionais a permanecerem em seus trabalhos atuais por não enxergarem outras oportunidades.
O profissional não consegue sair do ambiente que não suporta mais e também não consegue lidar com o seu trabalho do jeito que está. Isso pode ter um impacto muito grande, inclusive descambando para transtornos de saúde mental importantes como a ansiedade, depressão, entre outros.
Se você está nessa situação e nesse momento, a dica é conversar com profissionais mais experientes que você, que já alcançaram um nível mais alto na carreira, buscar aconselhar-se. Talvez você encontre alternativas que sejam compatíveis com sua realidade.
Existem também profissionais especializados em orientação de carreira que fazem isso de forma organizada e podem lhe ajudar a pensar em soluções que de repente possam oferecer uma saída no futuro próximo.

Célia Regina Lara (É psicóloga e psicoterapeuta com MBA em gestão de pessoas. Tem vasta vivência em ambiente corporativo de grandes empresas)

Comments are closed.