A PARTIR
da próxima semana, o programa “Desenrola Brasil”, do governo federal, entra em uma nova fase que deve ajudar mais de 30 milhões de pessoas endividadas. A iniciativa já limpou o nome de seis milhões de brasileiros que deviam na praça e estavam com o CPF negativado.

NESTA
fase do programa os interessados em renegociar as dívidas poderão acessar uma plataforma e realizar a negociação por lá. Será possível pagar à vista ou em até 60 meses, com jutos de até 1,99% ao mês. É preciso realizar um cadastro no site do governo (gov.br) para ingressar na plataforma.

CONTAS
diversas poderão ser pagas por meio do programa, como luz, água, compras no varejo e até educação. O foco da nova fase do Desenorola será em pessoas que ganham até dois salários mínimos e que estão inscritos no CadÚnico com dívidas de até R$ 5 mil. A promessa é de descontos de até 90%.



na última semana, o governo iniciou uma etapa do programa em que serão realizados leilões de descontos. A ideia é que credores inscritos no programa possam informar o valor que estão dispostos a oferecer como desconto para quem deseja renegociar dívidas.

EMPRESAS
que oferecerem os maiores descontos terão garantia do crédito. O governo federal espera uma média de até 58% para o desconto mínimo da dívida. Os leilões serão realizados por meio de lotes de dívidas com perfis semelhantes.

SEGUNDO
o Ministério da Fazenda, poderão ser negociados quase R$79 bilhões. Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que mais de 2 milhões de contratos em atraso já foram regularizadas desde o início do e mais de 6 milhões de registros negativados foram normalizados pelas instituições financeiras.
(Ana Luiza Rosa)

Comments are closed.