APÓS
se tornar o primeiro país a alcançar o polo sul da Lua e apenas o quarto a pousar com sucesso por lá, a Índia divulgou nesta semana que conseguiu detectar a presença de oxigênio, enxofre, cálcio, ferro, entre outras substâncias, na superfície lunar. Os dados foram divulgados pela agência espacial do país após o robô explorador indiano realizar as primeiras caminhadas pelo satélite.

NOTA
divulgada pela ISRO (Indian Space Research Organisation), equivalente à NASA indiana, diz que “as medições ‘in-situ’ confirmam inequivocamente a presença de enxofre na região, algo que não era viável com os instrumentos a bordo dos orbitadores.”

ROBÔ
Pragyan (sabedoria em sânscrito) é o responsável pelas análises, que confirmaram a presença de alumínio, cálcio, ferro, cromo e titânio na área. Também foram detectados, manganês, silício e oxigênio. O rover tem seis rodas e leva um instrumento de espectroscopia de ruptura induzida por laser (LIBS) que consegue fazer esse tipo de medição.

A MISSÃO
Tem como objetivo confirmar a presença de água congelada na região, o que é fundamental para os planos da humanidade em estabelecer bases na lua. Essas bases poderiam abrigar humanos e servir como “parada” para explorar locais mais longe no universo. A missão, que pousou na Lua no dia 23 de agosto, às 9h33, tem como previsão de funcionamento um dia lunar, o equivalente a 14 dias terrestres. Assim, o robozinho ainda deve percorrer a superfície por mais uma semana.

DEPOIS
Do sucesso na chegada à Lua, o país asiático sonha em alcançar o Sol. Segundo a ISRO, a espaçonave Aditya-L1 será lançada do Porto Espacial Sriharikota em 2 de setembro com a finalidade de chegar na órbita de halo ao redor do ponto Lagrangiano 1 (coroa do Sol), ponto de onde o astro pode ser observado sem obstruções. (Ana Luiza Rosa)

Comments are closed.