TRANSFERÊNCIA
bancária muito usada no Brasil, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) pode estar com os dias contados. Isso porque alguns bancos estão anunciando o fim dessa transação: o Itaú já havia encerrado o serviço em janeiro, enquanto o Santander anunciou a decisão neste mês.

A DECISÃO
pelo fim do DOC tem sido tomada porque a transação é, hoje a última opção dos brasileiros: segundo números da Federação Brasileira dos Bancos (Febabran), com dados do Banco Central, as operações via DOC foram apenas 3,7% entre as 63,071 bilhões feitas em 2022, ficando atrás inclusive dos cheques e boletos.

VALE LEMBRAR
que a Febraban já prevê o encerramento total da opção DOC para 2024. A federação prevê que a emissão e agendamento das operações serão finalizadas até 15 de janeiro de 2024, às 22 horas; o encerramento de envio, se realizado até 15 de janeiro de 2024, pode ser agendado até a data de fechamento do sistema e o fechamento dos sistemas de recebimento e processamento será concretizado em 29 de fevereiro de 2024.

ALÉM
de Itaú e Santander, o Banco do Brasil já anunciou que encerrará as operações DOC neste ano: para pessoas físicas, a modalidade fica disponível até 15 de outubro. Já Bradesco e Caixa seguirão o cronograma da Febraban.

O CLIENTE
que tem operações em DOC para receber não precisa se preocupar já que, segundo a Febraban, mesmo que o banco já tenha encerrado o serviço, poderá continuar a receber as transferências através do DOC normalmente até que a modalidade seja totalmente extinta pelo mercado.

EM CONTRAPARTIDA,
o Pix passou a liderar a lista de transações bancárias preferidas pelos brasileiros. Em 2022, foi o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, com 24,1 bilhões de transações feitas, seguido pelo cartão de crédito (18,2 milhões) e de débito (15,6 bilhões). Lançado em 2020, o Pix caiu no gosto do Brasil por não ter custo, pela rapidez e facilidade para ser feito. (Ana Luiza Rosa)

Comments are closed.