Vem feriado prolongado por aí, e mais do que os dias de merecido descanso para o trabalhador brasileiro, o 7 de Setembro simboliza o início da liberdade de uma pátria, já que comemorar essa data é de grande relevância para que entendamos a nossa própria história.
No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga com o lema “Independência ou morte!” em um marco histórico do país. Era hora de nos desvinculamos dos laços coloniais com Portugal e começar um novo período cultural, sociológico e histórico.
Naquela data, 201 anos atrás, nos tornamos uma nação autônoma, construímos uma identidade alegre, forte, vibrante e lutadora. Mas como consolidar isso em um país polarizado como vemos nos últimos anos?
Conquistamos nossa democracia, resistimos por diversas vezes, gritamos, acreditamos, torcemos, cometemos erros. Mas muitas vezes parece que esses erros não trouxeram ensinamentos.
Recentemente, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre promulgou lei que instituiu o Dia Municipal do Patriota, a ser comemorado em 8 de janeiro. Para quem não se lembra, esse é o dia em que extremistas invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) em Brasília.
O esdrúxulo projeto de lei foi proposto pelo então vereador Alexandre Bobadra (PL), que teve o mandato cassado depois de ser condenado em processo por abuso de poder econômico pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul. A repercussão negativa fez com que os parlamentares voltassem atrás, chegando a um acordo no início da última semana para aprovar o projeto de lei que pede a revogação da medida.
Esse é só um exemplo de como precisamos olhar e fiscalizar quem votamos. Isso é democracia, isso é o que foi conquistado naquele grito de independência. Mais do que isso, devemos olhar para o que fazemos enquanto sociedade. Nos preocupar com as nossas florestas, rios, poluição do ar e, acima de tudo, as desigualdades no país. A luta diária deve ser por um país mais igualitário e menos violento, antes que seja tarde demais.
Temos um país gigante, diverso, rico em belezas naturais, mas a cordialidade humana, característica sempre exaltada por quem é brasileiro, ficou para trás. Resgatar tudo isso começa por cada um de nós, que tal aproveitar o feriadão para começar?

Comments are closed.