FRENTE AMPLA –Pelo que se ouve aqui e acolá, não será surpresa para esta coluna se, com o passar do tempo, houver um processo de aproximação entre lideranças locais de partidos que se digladiam em nível estadual e/ou nacional. Para tais militantes, a realidade local é muito diferente da nacional, razão pela qual, segundo fontes, haveria espaço para diálogo construtivo em benefício da cidade.

FRENTE AMPLA (2) – Há rumores de que emissários já entraram em campo para montar um esquema forte o suficiente e lançar candidatos a prefeito, vice e vereadores em condições de competir e ganhar as eleições municipais de 2024. Pelo que a coluna apurou, há boa vontade por parte de todos. No momento os cuidados são no sentido de que ninguém coloque o carro à frente dos bois.

BARRACO – A anunciada presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, dia 1º, considerada a maior feira da América Latina, provocou um rebuliço em nível nacional. Informado pelo presidente da feira, Francisco Maturrro, de que Bolsonaro estaria presente e que seria conveniente comparecer no dia seguinte, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), chutou o pau da barraca, considerou-se desconvidado, atitude seguida de anúncio de que o Banco do Brasil iria cancelar os patrocínios. O que as pessoas talvez não se lembrem é que o presidente da Agrishow, Francisco Maturro era o nº 2 do deputado Itamar Borges (MDB) durante os 10 meses em que o parlamentar assumiu a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Detalhe: Chiquinho, como todos o conhecem, é considerado muito habilidoso.

CONTA CORRENTE – Ao contrário do que aconteceu no ano passado quando a Gauri Eventos, realizadora do Jales Rodeio Show, deu um calote bem salgado deixando prestadores de serviços pendurados no pincel, a Kalli Eventos, do empresário Fábio Whitaker, cumpriu rigorosamente o que foi acordado com todos os contratados. A coluna apurou que os pagamentos foram feitos nos dias posteriores ao final da Expo Jales, com PIX na conta de cada um.

PEITO DE AÇO – Vale lembrar que nas últimas edições da verdadeira Facip, no recinto posteriormente entregue pela Prefeitura à Unimed em troca do hospital em construção, depois equipado e transformado no Hospital de Câncer (hoje Hospital de Amor), o empresário Osvaldo Costa Junior, da BX Eventos, pegou o touro à unha e quitou grade de shows, rodeios e colaboradores no dia seguinte ao encerramento do evento com recursos próprios, sem dinheiro público. E os compromissos não eram pequenos. Uma das atrações da edição da Facip em 2016 era ninguém menos que a cantora Ivete Sangalo, no auge da fama. O cachê, na época cerca de R$250 mil em plena quinta-feira, foi pago por Bixiga antes de ela subir ao palco para cantar.

CONSELHÃO – Na última quinta-feira, dia 4 de maio, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) ressuscitou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, integrado por 242 brasileiros de todos os segmentos, desde a megaempresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, até João Paulo Rodrigues, do MST, incluindo também cabeças coroadas da chamada inteligência do país, presidentes de confederações empresariais e sindicais, além de representantes de comunidades vulneráveis.

MEMÓRIA – Para quem não se lembra, um dos integrantes titulares do Conselhão no primeiro governo Lula, a partir de 2003, era o então bispo diocesano de Jales, Dom Demétrio Valentini, indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil da qual era coordenador das Pastorais Sociais.

Dom Demétrio Valentini, bispo emérito de Jales, foi titular do primeiro Conselhão / Foto: Arquivo J.J.

REFERENCIAL – A propósito, o atual bispo diocesano, dom Reginaldo Andrietta, foi muito entrevistado pela imprensa nacional nos dias que antecederam o 1º de maio. Muitos não sabem, mas ele é o bispo referencial da CNBB para o mundo do trabalho. A Rede Aparecida de Rádio deu amplo espaço a ele.

PIONEIRISMO- Jales e região perderam um pioneiro da radiofonia. No último dia 21 de abril, faleceu em São Paulo o advogado dr. Olinto Ridolfo que, em companhia de seu pai, dr. Edílio Ridolfo, foi o fundador das Rádio Cultura de Jales, Dinâmica de Santa Fé, Educadora de Fernandópolis e também com participação na entrada no ar da Rádio Assunção. Segundo seu filho José Olinto, advogado, os restos mortais serão transferidos para Jales e sepultados na acrópole da família no cemitério municipal.

Dr. Olinto Ridolfo, pioneiro da radiofonia, deixa um legado para Jales e região / Foto: Arquivo J.J.

PRATA DA CASA – Mais um jalesense brilha em São José do Rio Preto. O nome da vez é Cesar Antonio Vessani, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto. Ele é filho da professora Terezinha e Antonio Carlos Vessani (ex-Banco do Brasil). Em artigo assinado e publicado no Diário da Região, César, que é engenheiro civil, fez questão de pontuar: “A Sociedade dos Engenheiros fomenta, presencialmente e online, cursos, seminários e workshops voltados à capacitação e atualização dos profissionais”.

Jalesense César Vessani é o novo presidente da Associação de Engenheiros de São José do Rio Preto

Comments are closed.