AVANÇO – De autoria da deputada Analice Fernandes (PSDB), a Lei 17.744/2023, que autoriza a criação de Centros de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado, foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, o que rende motivos de comemoração para a parlamentar. “Os centros de referência em tratamento da pessoa autista buscam dar suporte e tratamento a essa pessoa desde o diagnóstico até o fim da vida”, celebrou.

REFERÊNCIA – O Centro de Referência do Autista vai promover atendimentos psicossocial e médico; agendar consultas; promover ações e programas em modalidades esportivas, de inclusão social, de informação sobre o TEA, tendo em vista a educação, a saúde e o trabalho, além de integrar os familiares das pessoas com TEA.

HÁ LUZ? – Após questionamento do vereador Hilton Marques (PT) sobre a Upa ter gerador de energia, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (Consirj) informou que há o equipamento no local e, por isso, a interrupção do fornecimento de energia não causou prejuízo aos atendimentos. Recentemente o Jornal de Jales publicou que o vereador, em requerimento, perguntou se a Unidade possuía o equipamento já que, no dia 14 de julho, uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na região do Jardim Samambaia e Jardim Aclimação, teria afetado os atendimentos de pacientes que estavam na Upa.

O vereador Hilton Marques recebeu a reposta do Consirj que há o equipamento no local e, por isso, a interrupção do fornecimento de energia não causou prejuízo aos atendimentos da UPA


PSICÓLOGO – O Consirj também atendeu outro questionamento de um parlamentar sobre a contratação de um psicólogo para atendimento na Upa. O vereador Ricardo Gouveia (PP), apresentou requerimento explicando que a Upa atende pacientes acometidos por quadros graves e um psicólogo era fundamental e poderia ser necessário para dar suporte emocional aos pacientes e funcionários desse setor. Em resposta, o Consórcio informou que realizou um concurso público para admissão de psicólogo e, quando houver necessidade do profissional, dentro do prazo de vigência do certame, ele será convocado.

Ricardo Gouveia também questionou o Consórcio, que diz ter realizado concurso público para admissão de psicólogo e, quando houver necessidade do profissional, será convocado

Comments are closed.