Integração foi tema do 1º Encontro Anual da Central de Penas e Medidas Alternativas de Jales (CPMA) envolvendo as instituições parceiras que oferecem vagas para a Prestação de Serviços à Comunidade. O evento foi realizado no dia 25 de maio nas dependências do CIEV (Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso) de Jales.
O encontro teve como objetivo a aproximação entre a CPMA e os parceiros, esclarecimentos dos aspectos jurídicos, orientações sobre procedimentos, instrumentais e rotina de trabalho e apresentação das ações desenvolvidas durante todo o período de funcionamento.
A Central de Penas e Medidas Alternativas de Jales foi implantada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Reintegração Social e faz parte da Regional Oeste, que tem sua sede no município de Presidente Prudente. É credenciada ao Poder Judiciário do Estado de São Paulo – Fórum de Jales e mantêm um convênio com a Prefeitura Municipal de Jales, quanto aos recursos humanos e espaço físico. A CPMA de Jales foi inaugurada oficialmente em abril de 2019, porém está em pleno funcionamento desde agosto de 2018.
Desde sua criação, a CPMA de Jales cadastrou 697 apenados encaminhados pelo Poder Judiciário para prestação de serviços à comunidade, sendo que desses, 409 já foram desligados do programa.
Entre as pessoas encaminhadas pelo Fórum de Jales para o acompanhamento do cumprimento da prestação de serviços, são recebidos munícipes de Jales, Dirce Reis, Mesópolis, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina e Vitória Brasil. Eles são encaminhados para a execução da prestação de serviços em instituições parceiras em todos os municípios, visando sempre manter o apenado o mais próximo possível de sua comunidade, não afastando do convívio familiar e social, além de garantir a permanência de suas atividades em seu trabalho normalmente.
Atualmente a CPMA de Jales conta com parceria de 29 instituições, entre elas, governamentais e não governamentais sem fins lucrativos.
O encontro, além de contar com a participação de representantes das instituições parceiras, contou com a presença a da diretora Regional responsável pela CPMA de Jales, Região Oeste, Adriana Martins Gomes e do oficial administrativo da Central de Penas e Medidas Alternativas de Jales, André Wilson Neves da Silva.
A CPMA de Jales está localizada na Avenida Francisco Jalles, nº 1682, no Centro. O telefone de contato é o (17) 3621-1066.

Representantes das instituições parceiras da Central de Penas e Medidas Alternativas de Jales se reuniram no CIEVI

Comments are closed.