• Luiz Ramires


Como sair das ideias e transformá-las em negócios foi o foco da palestra com Guilherme Lui, consultor do Sebrae, no dia 16 de maio, terça-feira, durante a 1ª Semana do Emprego e Empreendedorismo realizada nos dias 16, 17 e 18 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.
Ele explicou como surgem as ideias e como as mesmas podem ser trabalhadas, com planejamento e desenvolvimento para atingir esse objetivo. E a partir do momento em que a ideia se transforma em negócio, como fazer o mesmo prosperar.
Sua palestra, como explicou em entrevista ao Jornal de Jales, consisti em duas vertentes: como identificar as oportunidades e necessidades e depois como fazer para se obter o sucesso pretendido.
Sua mensagem principal é nunca deixar de olhar para o mercado e para o cliente e para isso ele também falou em inovação e como a mesma pode ser trabalhada. A inovação, segundo disse, é saber como entender o cliente e como facilitar a compra para ele.
“Olhe para o seu mercado, olhe para o seu cliente, identifique as oportunidades e necessidades que esse cliente tem e que não estão sendo atendidas ou que estão sendo atendidas de forma insuficiente e como você pode ter isso como oportunidade de negócio”, afirmou.


LIDERANÇA
No dia 18 foi a vez de Marcelo Ortega, palestrante de vendas e gestão de liderança e marketing falar sobre a inteligência em vendas, da estratégia ao resultado, explicando como formar, treinar e dirigir uma equipe e como ser um empreendedor que tenha esse objetivo na área comercial.
Para isso, como afirmou, é preciso abraçar a tecnologia e construir um modelo de liderança, lembrando que o vendedor é quem cuida do bem mais valioso, pois é quem atende o cliente que leva o dinheiro para a empresa e indica outro cliente.
O vendedor, por sua vez, deve ser inteligente, gostar de estratégias, planejamento e sistemas, pois a maioria detesta relatórios e chefias, mas precisa disso para obter resultados e os líderes devem praticar os três erres: “regras, reconhecimento e resultados”, estabelecendo um processo de vendas que tenha o cliente no centro do negócio, negociando por valor e não por preço, sem dar desconto, aumentando o nível de credibilidade da sua marca.


A SEMANA
Vários serviços foras disponibilizados nos três dias do evento, das 9 às 16 horas, no saguão do teatro, com frentes de trabalho como Atendimento ao Trabalhador, um mutirão realizado pelo PAT, com vagas de emprego, orientações gerais e demais atendimentos prestados pelo posto. Também houve atendimento ao empreendedor, feito pelo SEBRAE e Banco do Povo Paulista, com orientações gerais aos empreendedores e para quem deseja empreender, serviços ao MEI e orientações de crédito, como explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlos Roberto Altimari.
A semana teve como objetivo fomentar a geração de emprego, atendendo tanto empresas que buscam pessoas qualificadas, quanto quem está à procura de uma oportunidade, tornando o ambiente de negócios cada vez mais atrativo, como destacou o prefeito Luis Henrique Moreira.

O consultor do Sebrae, Gulherme Lui falou sobre ideias e oportunidades de negócios //Foto: Luiz Ramires
Marcelo Ortega falou sobre inteligência em vendas, da estratégia aos resultados // Foto: Luiz Ramires
A Semana do Emprego e Empreendedorismo ofereceu vários serviços nessa área // Foto: Secretaria de Comunicação
O movimento foi grande por pessoas interessadas em incrementar seus negócios // Foto: Secretaria de Comunicação

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