• Bruno Gabaldi

Na quarta-feira, dia 2 de fevereiro, os alunos da rede estadual de ensino voltaram para as aulas presenciais após longo período de aprendizagem no formato online por causa da disseminação da Covid-19.
Conforme informou Geraldo Niza, dirigente regional de ensino, as 33 escolas que pertencem à Diretoria de Ensino de Jales voltaram 100% presenciais, acolhendo um total de 11.500 alunos, seguindo todos as recomendações sanitárias em prevenção ao vírus. “A volta das aulas presenciais foi muito tranquila, satisfatória. Organizamos todas as escolas com álcool gel, termômetro e outros EPIs, além de capacitarmos as equipes escolares e os professores durante cinco dias de planejamento”, ressaltou Geraldo Niza.
Ainda de acordo com ele, a volta para o presencial se deu pela efetivação da vacinação nos adolescentes. “Não estamos tendo problemas com a Covid-19. Por causa da vacinação, o ambiente escolar está mais seguro. Alunos ou funcionários que contraírem a doença, serão afastados de acordo com recomendação médica”, explicou o dirigente.

NOVO HORÁRIO
A partir deste ano, as seis escolas da rede estadual de Jales estão integrando ao Programa de Ensino Integral – PEI. O dirigente Geraldo Niza explicou que EE. Prof. Carlos de Arnaldo Silva e EE. Dom Artur Horsthuis estão com turno de 9 horas (das 7h às 16h), no Ensino Fundamental e Médio. Já as unidades “Euplhy Jalles”, “Juvenal Giraldelli”, “Onelia Faggioni Moreira” e “Profª Sueli Silveira Marin Batista”, vão seguir o módulo de dois turnos de 7 horas: Ensino Fundamental – 7h às 14h; Ensino Médio – 14h15 às 21h15.
“Além disso, ajustamos o transporte de alunos que moram há 2 quilômetros ou mais ou que existe barreira física (viadutos, linha férrea, etc.) das unidades escolares onde estudam. Estamos cumprindo a legislação que garante esse direito aos estudantes não só da zona rural, como também da urbana”, afirmou Geraldo.


ETEC
Segundo o diretor da Escola Técnica Dr. José Luiz Viana Coutinho – ETEC Jales, Willians Pizolato, somente os alunos ingressantes dos primeiros anos e módulos retornaram para as aulas presenciais na quinta-feira, dia 3, nos prédios da Escola Agrícola, no Centro (antigo DOC) e no prédio da Fatec. Já os veteranos iniciaram remotamente.
Somente a partir de amanhã, dia 7, todas as 27 turmas da ETEC (quase mil alunos) vão retornar em regime 100% presencial.
Porém, o que preocupa o diretor Willians é o transporte. “A Escola Agrícola é dependente do transporte público. Essa questão está em tratativas e em vias de assinatura entre a Prefeitura de Jales e o Centro Paula Souza (CPS), onde o CPS vai transferir o valor para a municipalidade arcar com o transporte. Estamos aguardando a conclusão”, explicou o diretor.
Ainda segundo Pizolato, o horário de aulas na Escola Agrícola foi reduzido para agrupar todas as turmas no mesmo horário. “Reduzimos, na verdade, a quantidade de alunos que ficam ociosos na escola até às 17 horas. O novo horário é das 7h20 às 15h10, até para melhorar na logística do transporte”, finalizou o diretor Willians.

ATUALIZAÇÃO: Na noite de sexta-feira, dia 4 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Comunicação divulgou a informação de que a Prefeitura de Jales fornecerá transporte escolar, tanto no período diurno, quanto noturno, para os alunos da ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho, na unidade da Escola Agrícola. Serão diversos pontos de embarque na ida e desembarque na volta. Confira abaixo os pontos de embarque:

Todos os alunos da ETEC de Jales, ingressantes e veteranos, voltarão às aulas presenciais a partir de amanhã, dia 7 de fevereiro

Comments are closed.