O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, divulgou os 10 vencedores desta 24ª edição no dia 24 de fevereiro, através das redes sociais.
Entre os premiados está Rosalina de Lázaro, professora de educação física na Escola Estadual José dos Santos, em Aspásia/SP. A professora ganhou um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de uma assinatura digital da Nova Escola. Ela também segue na disputa pelo título de Educadora do Ano.
Rosalina conquistou a Academia de Selecionadores com o trabalho “Brincadeiras de Quintal”. Nas mãos da educadora física, um tema comum (os jogos e brincadeiras tradicionais) se desdobrou em um trabalho de educação integral, aliando as dimensões física, intelectual, emocional, social e cultural. Pais, irmãos e avós tiveram oportunidade de ensinar e aprender uns com os outros.
As gravações sobre o projeto de Rosalina estão no blog (https://premioeducadornota10.org/), que traz registros de diferentes etapas, desde as propostas presenciais desenvolvidas na escola até vídeos sobre brincadeiras realizadas em casa, produções escritas sobre as preferidas da família, autoavaliações e depoimentos dos alunos.
De acordo com a educadora física, as crianças estiveram sempre no centro de seu planejamento, solicitando a elas que também buscassem práticas lúdicas de origem indígena e africana, ampliando o repertório de todos que participaram das brincadeiras no quintal.
Se selecionada como “Educadora do Ano”, Rosalina de Lázaro poderá conquistar mais R$ 15 mil de vale presente.

OUTRAS INICIATIVAS
Além de Rosalina, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre cerca de 2,5 mil inscritos pela Academia de Selecionadores – composta por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Além de São Paulo, os vencedores representam Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Dos 10 projetos selecionados, cinco foram realizados com alunos do Ensino Fundamental (somando anos finais e iniciais), dois são trabalhos de gestão, dois de Ensino Infantil (2 a 3 anos e 4 a 5 anos) e um com o Ensino Médio. Entre as disciplinas estão Matemática, História, Geografia, Língua Estrangeira, Ciências da Natureza e Educação Física.

  • Fonte: Assessoria de Comunicação Prêmio Educador Nota 10 (Fundação Victor Civita)

Comments are closed.