No último dia 1º de janeiro, o empresário Luis Henrique dos Santos Moreira completou dois anos à frente da Prefeitura de Jales. Sua eleição em 2020 foi considerada atípica porque ele venceu a disputa com apenas 10 anos morando e trabalhando em Jales. Como faz anualmente, o Jornal de Jales foi ouvir o Chefe do Executivo para colher suas impressões sobre o exercício de 2022.Para ele, o saldo é positivo. Eis a íntegra da entrevista feita através do WhatsApp.

J.J. – Qual a avaliação que o senhor faz da administração municipal em 2022?
Luis Henrique –
2022 foi um ano positivo para a administração municipal e para Jales. Foi um ano de grandes realizações e conquistas, inclusive que entraram para a história de nossa cidade, como a inauguração do Viaduto Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi, tão aguardada pelos jalesenses há décadas. Além disso, realizamos ações importantes em todas as áreas, como saúde, educação, social, agricultura e meio ambiente, esporte e lazer, cultura e turismo, e ainda tivemos muitas outras obras inauguradas e concluiremos as que ainda estão em andamento.


J.J. – Os resultados obtidos estiveram aquém, além ou dentro de sua expectativa?
Luis Henrique –
Os resultados superaram as expectativas. 2022 foi um ano atípico, em que enfrentamos o período pós-pandemia, com a economia do país ainda abalada, ano de eleições, Copa do Mundo e de muitas incertezas, e, mesmo assim, tivemos êxitos em todos os setores de nossa administração.


J.J. – Em sua opinião, qual foi o ponto alto de sua administração no exercício de 2022?
Luis Henrique –
Diria que foram vários os pontos altos. Como disse anteriormente, depois de décadas de clamor, nossa administração fez gestão e inaugurou o novo viaduto sobre a linha férrea, obra que muitos jalesenses até já desacreditavam que pudesse sair do papel. Iniciamos as reformas em todas as unidades de saúde do município e a construção de uma nova unidade no Jardim São Gabriel. Entregamos para a população a Praça Dr. Euplhy Jalles totalmente revitalizada, que voltou a ser um dos cartões postais da cidade mais visitados pelas famílias jalesenses. Renovamos a frota de veículos e de implementos agrícolas da Prefeitura, estamos realizando o maior programa de recuperação asfáltica do município, reformando todas as escolas municipais e superamos a média estadual e nacional no IDEB. Estamos em fase final da revitalização da Avenida Paulo Marcondes, que recebeu obras de galerias, asfalto novo, moderna iluminação e uma pista de caminhada. Também estamos realizando uma grande reforma no Ginásio de Esportes Waldemar Lopes Ferraz, que ficou anos interditado. Vamos inaugurar em breve a ponte da Rua 19, ligando dois importantes bairros da cidade; também inauguramos a Pista de Caminhada na Avenida Engenheiro Euphly Jalles, que também foi paralisada na administração anterior e estamos construindo a Casa da Juventude, o Projeto Areninha no Jardim do Bosque e um grande palco na Praça Euphly Jalles para promover a arte e a cultura para a população. Além de tudo isso, iniciamos a revitalização de nosso Bosque Municipal e estamos realizando a instalação de iluminação em LED no bairro. E pra fechar o ano, promovemos um Natal, Tempo de Esperança que encantou e atraiu a nossa população e os milhares de turistas que passaram por nossa cidade e puderam ver a mais linda decoração natalina e as atrações artísticas e culturais locais e de reconhecimento nacional que aqui se apresentaram. Isso tudo, jamais visto na cidade, fortaleceu ainda mais Jales como centro de região.


J.J. – Houve algum setor cujo desempenho deixou a desejar?
Luis Henrique –
Nenhum setor deixou nada a desejar. Pelo contrário, costumo dizer que tenho uma equipe que “consegue fazer de um limão, uma limonada”. Mesmo com recursos limitados, está conseguindo proporcionar grandes avanços para o município.


J.J. – A prévia do IBGE indica que Jales tem 48.766 habitantes. Surpresa ou já era esperado?
Luis Henrique –
Surpresa! Jales tem apresentado crescimento significativo de novos loteamentos, aumentado a procura por atendimento na área da saúde, por vagas em creches e escolas e acreditamos que muitas pessoas ainda não responderam ao Censo, por isso pedimos a esses jalesenses, que entrem em contato pelo número 0800 721 8181 e respondam ao questionário, que é simples e rápido. O número atualizado de habitantes pode fazer com que Jales se desenvolva ainda mais e atraia mais recursos financeiros em prol de nossa cidade.


J.J. – Em sua avaliação, a má repercussão da cobrança da taxa do lixo e duas contribuições embutidas nos carnês do IPTU o surpreenderam ou o senhor considerou normal a reclamação dos contribuintes?
Luis Henrique –
Nenhum contribuinte, e eu me incluo nisso, se sente feliz com a criação de tributos. Em algumas cidades que instituíram as taxas em cumprimento à Lei Federal nº 14.026, do Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico também sofreram reações do mesmo tipo.


J.J. – O acordo firmado com a Câmara em torno da taxa do lixo foi a melhor solução para a Prefeitura? E para o povo?
Luis Henrique –
Foi a melhor solução para todos, para a população que terá suas taxas reduzidas e também para a Prefeitura que não deixará de cumprir a exigência da Lei Federal nº 14.026, do Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico.


J.J. – Como foram suas relações com o Poder Legislativo ao longo do exercício?
Luis Henrique –
Desde o início da gestão sempre foi uma relação de muito diálogo e respeito com todos os vereadores. O meu gabinete está de portas abertas para recebê-los. Como sempre digo, o diálogo é o mais eficaz e também o melhor método de união, comunhão e pacificação.


J.J. – As finanças da Prefeitura estão sob controle?
Luis Henrique –
Sim, quando assumimos, pagamos mais de R$ 10 milhões de restos a pagar. Desde então, quitamos, colocamos a casa em ordem, voltamos a ter crédito com fornecedores que não queriam mais vender para a Prefeitura e sempre estivemos com as finanças sob controle. Inclusive, o pagamento dos servidores públicos municipais sempre é feito antes mesmo do quinto dia útil de cada mês. Respeito ao dinheiro público é nossa prioridade.


J.J. – O que o senhor estabeleceu como prioritárias para 2023?
Luis Henrique –
A conclusão de todas as nossas obras já iniciadas e também vamos continuar realizando o maior programa de recuperação asfáltica do município. Nosso objetivo é levar pavimentação ou recape à porta de cada moradia de nossa cidade. Também em 2023, Jales terá duas novas unidades de saúde, uma no Jardim São Gabriel, cujas obras já começaram e outra no Jardim Oiti. Em 2023 faremos investimentos em todas as áreas para que Jales continue no rumo do desenvolvimento.


J.J. – O senhor é filiado ao PSDB, que foi completamente escanteado no governo Tarcísio recém-empossado? Como romper a barreira?
Luis Henrique –
Não vejo barreiras no caminho. Sou filiado ao PSDB, mas sempre tive boas e estreitas relações com a maioria dos partidos. Tenho grandes amigos, que são lideranças em diversos partidos políticos, e inclusive, alguns deles que hoje fazem parte do governo estadual comandado pelo governador Tarcísio de Freitas.


J.J. – Em relação ao governo federal, o que fazer para ter acesso a recursos?
Luis Henrique –
Através dos bons relacionamentos que sempre mantive com lideranças dos mais diversos partidos políticos. Vamos continuar trabalhando e buscando recursos, como temos feito, do início da gestão até o presente momento. Estamos iniciando um ano com muito otimismo e trabalho. Tenho fé em Deus que faremos com que a população tenha orgulho de viver aqui.

Comments are closed.