Pouca gente sabe, mas a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jales) é uma associação civil beneficente que atende 248 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com autismo, de 11 municípios, além de Jales, contando para isso com 52 colaboradores diretos. A entidade é mantenedora da Escola de Educação Especial Ana Eduarda Marques Silveira, fundada em 20 de setembro de 1973, para atendimento especializado a essas pessoas. Nesta entrevista ao Jornal de Jales, seu presidente, João Papassídero fala das atividades desenvolvidas e da estrutura mantida que está sempre em expansão, para atender cada vez melhor seus frequentadores, contando com as parcerias firmadas com os municípios, com a comunidade e de outras diversas formas de colaboração e promoções das quais depende para poder se manter. (Luiz Ramires)

João Papassídero, presidente da APAE, destaca as atividades realizadas e o apoio recebido

J.J. – A APAE de Jales está sempre fazendo melhorias no atendimento aos seus frequentadores. O que está sendo feito no momento? Quais os projetos mais importantes?
João Papassídero –
Neste momento estamos adequando uma sala para atendimento aos usuários do Projeto Qualidade de Vida. A sala foi totalmente reformada, está com lousa nova, será climatizada, tudo para melhor acomodação e atendimento aos usuários. Também, recentemente, colocamos um motor novo na piscina de hidroterapia, graças às parcerias existentes. Todos os projetos existentes na APAE são importantes, pois visam a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com autismo atendidas.

J.J. – Quais os próximos passos? Existe algum novo projeto?
João Papassídero –
No momento nosso projeto é com o evento Boteko da APAE, que será realizado no próximo dia 16 de setembro. Temos mesas com 10 lugares, ou se preferirem, cadeiras individuais sendo vendidas a R$100,00. Os interessados devem procurar a secretaria da APAE ou nos telefones 17- 996262265 ou 17- 981540540. Temos a promoção do Fusca, com bilhetes sendo vendidos pelos colaboradores, diretoria e familiares de nossos atendidos, além da Banca do Edu que está nos auxiliando com as vendas. Os projetos diários da APAE estão em continuidade.

J.J. – Quem a APAE atende e quantos são atendidos?
João Papassídero –
A APAE de Jales atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com autismo. No total são 248 atendidos e para tanto possuímos 52 colaboradores diretos.

J. J. – Quantos municípios fazem parte desse atendimento?
João Papassídero –
A APAE de Jales atende nossa cidade e 11 municípios vizinhos sendo: Aspásia, Dirce Reis, Santa Salete, Paranapuã, São Francisco, Pontalinda, Santa Albertina, Mesópolis, Urânia, Santana da Ponte Pensa e Vitória Brasil.

J.J. – Os municípios têm colaborado?
João Papassídero –
Sim, temos parcerias com todos os municípios citados e todos colaboram.

J.J. – Como a APAE vem mantendo todo esse trabalho?
João Papassídero –
A APAE de Jales possui parcerias na Assistência Social, na Saúde e na Educação, com os municípios atendidos, além de emendas parlamentares, eventos, emendas impositivas, doações diversas e sócios contribuintes mensais. São necessárias todas as parcerias e toda doação é sempre muito bem-vinda na OSC.

J.J. – As pessoas podem colaborar com a manutenção da APAE? De que forma?
João Papassídero –
Podem ser sócios contribuintes, doando mensalmente qualquer valor acima de R$10,00. É só procurar a secretaria da APAE e aderir. Além disso, podem participar de nossos eventos, comprando e prestigiando.

J.J. – Como a APAE vê a nova lei que prioriza o atendimento a autistas e pessoas com dificuldades de mobilidade?
João Papassídero –
A APAE sempre segue a legislação, procurando atender da melhor forma possível e de acordo com as vagas existentes.

Vários projetos são desenvolvidos para aos frequentadores da entidade
A equoterapia é uma das atividades realizadas pela equipe da APAE de Jales
Atividades externas também são trabalhadas, assistidas pelos colaboradores

Comments are closed.