• Bruno Gabaldi

O dia tão esperado para exercer a cidadania chegou. Mais de 156 milhões de eleitores vão ir às urnas hoje, dia 2 de outubro. Desse montante, 43.488 pertencem ao Cartório Eleitoral da 152ª Zona Eleitoral de Jales, abrangendo as cidades de Pontalinda e Dirce Reis.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão disputando o pleito para deputado estadual, federal, senador e presidência da república mais de 29,2 mil candidatas e candidatos.
Nesta eleição será unificado o horário de votação de todos os estados da federação com o horário oficial de Brasília, iniciando a votação às 8 horas e encerrando às 17 horas.
Jales não terá mudança no horário, mas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7 às 16 horas do horário local. No Acre, a votação acontece das 6 às 15 horas do horário local.
Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começa às 6 e termina às 15 horas do horário local. Nos outros 51 municípios do Amazonas, a votação vai das 7 às 16 horas do horário local.
Já em Fernando de Noronha (PE), ela vai das 9 às 18 horas também do horário local, tudo para coincidir com o fuso horário da capital brasileira.

O QUE LEVAR
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto, como por exemplo: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no aplicativo “e-Título” da Justiça Eleitoral. O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral, desde que atualizado e com foto. É preciso que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital.
Quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente nestas eleições.

ORIENTAÇÕES
A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
Porém, é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos e outros materiais, abordagem ou aglomeração de simpatizantes.
O novo texto da Resolução TSE nº 23.669/2021 passou a proibir que pessoas portando armas de fogo – sejam elas civis (ainda que tenham porte de arma) ou integrantes das forças de segurança que não estejam em serviço junto à Justiça Eleitoral – se aproximem a menos de 100 metros das seções eleitorais. A exceção é apenas para quando agentes de segurança (em atividade geral de policiamento no dia das eleições) forem votar.
Também estão proibidos o transporte e a posse de armas pelos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) na véspera, no dia e no pós-eleição.
Este ano, após mostrar o documento de identificação ou a versão digital do e-Título, o eleitor deve deixar o aparelho celular desligado, seguindo as orientações do mesário. É proibido entrar na cabine de votação com o celular ou com máquina fotográfica, filmadora e equipamentos de radiocomunicação.

NOVIDADE
A Justiça Eleitoral adotou a partir desta eleição um novo método para o eleitor poder conferir se o voto está correto. Funciona assim: depois que registrar o número de cada cargo, vai aparecer a mensagem “confira o seu voto” na tela parada por um segundo.
Enquanto o texto estiver piscando, não adianta apertar qualquer tecla. Só depois de um segundo, o eleitor pode apertar “Confirma” ou “Corrige”.

APURAÇÃO
A apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal pode ser acompanhada em tempo real, por meio do aplicativo “Resultados” ou em uma versão da ferramenta na internet.
As consultas podem ser feitas por meio do nome da candidata ou do candidato ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o segundo turno. Também será possível verificar os índices de comparecimento e abstenção; a quantidade de votos válidos, em branco e nulos; e o número de seções totalizadas.

Comments are closed.