Alguns problemas relacionados ao atendimento na saúde foram levantados pelos vereadores na sessão de segunda-feira, dia 3 de julho, principalmente nas Unidades Básicas.
Um requerimento da vereadora Andrea Moreto pede a ampliação da Unidade Básica de Saúde “Dr. Luís Ernesto Sandi Mori” do Conjunto Habitacional JACB, em função do aumento da demanda. Ela também quer saber se é possível estender o horário de atendimento da mesma unidade até às 20 horas e se é viável a implementação de uma unidade voltada à “Saúde do Trabalhador”.
Essas e outras medidas, como destaca a vereadora no requerimento, é assegurada pelo Artigo 196 da Constituição Federal onde afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Além disso, ela lembra que “o artigo 165 da Lei Orgânica de Jales preceitua que o Poder Público Municipal disporá, nos termos da Lei, sobre a regulamentação, fiscalização e controle das ações e serviços de saúde, que são considerados de relevância pública”.

FARMÁCIAS
O vereador Bruno de Paula questionou a abertura das farmácias nas UBS, que nem sempre permanecem funcionando em tempo integral e muitas funcionam apenas meio período, sendo que outras foram fechadas.
Na sua avaliação, seria necessário fazer um levantamento de quantos farmacêuticos deveriam ser contratados para atender essa demanda em todas as unidades.
Outra questão que já tinha sido levantada anteriormente e que foi relembrada pelo vereador é a do fornecimento de guias diárias e não semanais como acontece em algumas unidades. Ele afirma que casos mais graves devem ser atendidos na UPA, mas os mais leves podem ser resolvidos na própria UBS, no mesmo dia.

Comments are closed.