O pagamento da quarta e penúltima parcela do IPVA 2024 para veículos do estado de São Paulo começou a vencer na quinta-feira, dia 11. A quitação do imposto tem início pelos automóveis com placa final 1.

O IPVA pode ser pago nos caixas eletrônicos, aplicativos de banco ou nas agências bancárias com o Renavam. Também é possível pagar por Pix, por meio de QR Code com duração de 15 minutos, ou com cartão de crédito, em empresas autorizadas.

O motorista deve ficar atento à data de vencimento do imposto. Atrasos no IPVA geram multa de 0,33% por dia e juros de mora com base na Selic, taxa básica da economia. Após 60 dias, o percentual da multa ficará em 20% do valor do imposto.

Motoristas inadimplentes terão o débito inscrito na dívida ativa e não poderão fazer o licenciamento do veículo. Sem licenciamento, o carro pode ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH.

A sequência de pagamento começa domingo, com final de placa 1, e segue até o final de placa 0, dia 24 de abril.

Motoristas podem optar por antecipar o licenciamento do veículo. A taxa é de R$ 160,22 em 2024 e é necessário, no entanto, quitar todos os débitos em aberto.

O pagamento oficial do licenciamento começa em julho e o calendário vai até dezembro.

Crédito: Folha de São Paulo

Comments are closed.