sexta 22 outubro 2021
Geral

“O Desafio Grandes Lagos veio para contribuir com o turismo regional”, diz organizador

O trajeto do Desafio Grandes Lagos 70k é integralmente realizado por estradas rurais, que interligam seis cidades da região

 Por Bruno Gabaldi

Com um total de 300 atletas, a 5ª edição do Desafio Grandes Lagos 70k, realizada no dia 12 de setembro, movimentou a economia de Jales e região.

Em entrevista ao Jornal de Jales, Vilma Matos, proprietária do Jales Center Hotel, e Mauro Costa, do Roda Viva Park Hotel, explicaram que ficaram com 80% dos quartos preenchidos com o evento esportivo.

“Desde quando começou a pandemia, nunca tivemos o hotel preenchido como esteve naquele fim de semana. Acolhemos vários atletas”, informou Vilma. “Tive que bloquear o site de reservas do hotel, porque não havia mais vagas disponíveis. Isso animou nós que sobrevivemos de hospedes”, explicou Mauro.

Os dois administradores ainda ressaltaram a importância de eventos para a economia da região e firmaram a esperança de que a Ultramaratona continue.

De acordo com o organizador Mair Gama, sócio-gerente da TNV Team Sports, o Grandes Lagos Hotel e o Galeria Hotel também acolheram atletas para a pernoite de sábado (11) para domingo (12).

TURISMO RURAL

O Desafio Grandes Lagos, que tem 70 quilômetros de trajeto, teve largada na Praça Euphly Jalles e transcorreu por estradas de terra passando pelos municípios de Urânia, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, Três Fronteiras e Santa Clara d’Oeste, local da chegada às margens do Rio Paraná.

Segundo Mair Gama, esse tipo de evento mostra a possibilidade de alavancar o turismo tanto nas cidades quanto na zona rural, além de motivar a economia local.

“Nossa intenção é tornar esse evento mais visível, mostrar sua importância ao poder público e privado, para que assim possam investir em modelos mais atrativos e ganhe espaço para comerciantes mostrarem seus trabalhos, assim como na zona rural, onde é realizado o trajeto”, ressaltou Mair.

Ainda segundo o organizador, estão planejando para próximas edições, além da corrida a pé, a implantação da competição em bicicletas.

A CORRIDA

Na 5ª edição, a Ultramaratona contou com disputa nas modalidades solo, duplas, trios, quartetos e quintetos. Os corredores deram largada entre às 4h20 e 5h da madrugada de domingo, dia 12.

Os cinco primeiros colocados da categoria solo receberam premiação de medalhas, troféus e valores em dinheiro.

“Tivemos participação de atletas de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e Paraná. Em 2022, a 6ª edição já tem data, provavelmente será realizada no dia 20 de março”, finalizou Mair.


Desenvolvido por Enzo Nagata