domingo 25 julho 2021
Educação

DINOSSAUROS: Professor da USP faz live divertida com alunos do Anglo Jales

O paleontólogo e professor da USP, Luiz Eduardo Anelli foi o convidado do Anglo Jales para ensinar sobre dinossauros

No dia 20 de maio, o Anglo de Jales, em parceria com o paleontólogo e professor do Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo) Luiz Eduardo Anelli, promoveu a live “Conhecendo os Dinossauros Brasileiros”.

Qual foi o maior dinossauro que existiu? Os dinossauros enxergavam bem? Os dinossauros sabiam nadar? Dinossauros comiam pessoas? Como eles surgiram? Que dinossauros viveram no Brasil? Como são os fósseis dos dinossauros encontrados no Brasil? Essas perguntas feitas por alunos e outras boas histórias por trás da descoberta de novos fósseis em nosso país, conduziram Luiz a uma fascinante aula on-line e interativa. Ele deu uma verdadeira aula sobre os menores e maiores dinossauros do mundo, apresentou uma cabeça de dinossauro e, também, um dinossauro que ele mesmo montou com partes de fósseis verdadeiros.

Os alunos ficaram muito motivados com tantas curiosidades entre elas que: existem parentes dos dinossauros que vivem até hoje em nosso meio, como a galinha e os pássaros e que, em Jales, podem ter vivido dinossauros. Estudos e mapeamentos apontam que podem haver fósseis de dinossauros em nossa cidade e na região.

Neste encontro, o conhecimento entrelaçou-se a uma divertida investigação, e os alunos da Educação Infantil - nível 4 tiveram a oportunidade de aprender sobre o trabalho dos paleontólogos, a fim de enriquecer o conteúdo do segundo bimestre, com base no tema “O passado da vida no planeta”.

Luiz, além de paleontólogo e professor, é escritor premiado e conhecido por seus livros sobre dinossauros brasileiros e de divulgação científica.

Incríveis histórias compartilhadas, onde tudo começa com a descoberta de um fóssil e vestígios destes animais que habitaram a Terra e o Brasil há milhares de anos. Já foram identificadas no mundo inteiro 1,3 mil espécies de dinossauros, 46 delas aqui em nosso país.

Durante a live, a ilustradora dos livros de Anielli, Tita Berredo, fez ilustrações alusivas à aula e, ao final, apresentou aos alunos. Foi uma aula de muita aprendizagem, curiosidades e diversão.


Desenvolvido por Enzo Nagata