domingo 25 julho 2021
Contexto

O ENSINO A DISTÂNCIA ...

O ENSINO A DISTÂNCIA

tornou-se realidade para muitos alunos e professores de forma de repentina com a chegada da Covid-19 no Brasil. A adequação de ambas as partes teve que ser imediata para que a educação também não entrasse em colapso.

FOI DESSA FORMA

que as instituições de ensino e as redes de educação do setor público montaram esquemas de aulas online através de plataformas virtuais. Porém, o grande desafio que ainda estão enfrentando é de como ganhar a atenção dos alunos durante as aulas remotas.

A EDUCAÇÃO INFANTIL,

etapa do processo de aprendizagem das crianças que costuma ser essencialmente na forma presencial, tem sido a mais afetada. Realmente os professores estão sendo verdadeiros malabaristas para conseguirem produzir videoaulas e prender a atenção dos alunos.

NESSE SENTIDO,

A Escola Municipal Professora Jacira de Carvalho da Silva está apostando em novas plataformas de ensino para incentivar os alunos a realizarem as aulas online de forma mais satisfatória. As professoras criaram sites para hospedar as aulas, atividades e vídeos para todas as turmas da escola, uma vez que os materiais ficam disponíveis para consulta sempre que o aluno sentir necessidade.

ALÉM DAS AULAS,

as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental criaram um álbum virtual com receitas favoritas de suas famílias, utilizando a ferramenta “padlet”. O álbum com as receitas foi compartilhado com os demais alunos e está disponível para acesso através do link: https://bit.ly/3fAWVoe.

JÁ A SECRETARIA

Municipal de Educação, por meio de algumas escolas do município, está disponibilizando aos alunos a plataforma “Biblioteca Virtual”, com o objetivo de incentivar a leitura e possibilitar o uso nas aulas online.

A PLATAFORMA

é de fácil acesso e fica disponível para consulta sempre que o aluno necessitar. O projeto teve as escolas municipais Profª Maria Olympia Braga Sobrinho e Profº Alberto Gandur como pioneiras na utilização da “Biblioteca Virtual”. As unidades escolares E.M. Prof.ª Elza Pirro Viana, E.M. Prof.ª Iracema Pinheiro Candeo e E.M. Prof. João Arnaldo Avelhaneda também já estão oferecem o projeto aos seus alunos. (Bruno Gabaldi)


Desenvolvido por Enzo Nagata