segunda 21 junho 2021
Artigo

RETIRO ON-LINE

O longo período de isolamento social, desencadeado pela pandemia da COVID-19, fez o homem criar novas formas de relacionamentos para a vida continuar fluindo sem contato presencial.

Os encontros pessoais foram substituídos pelos meios eletrônicos. Vimos

crescer as compras pela internet e os contatos telefônicos (Face-time, vídeo) se multiplicaram. Todas as atividades que permitiam o uso desses recursos midiáticos, migraram para essas plataformas. O trabalho, aulas, reuniões, compras, shows, missas, cultos e consultas médicas, passaram a usar esses recursos.

Os Retiros Espirituais (religiosos) também se adaptaram a essa nova modalidade. E aí me perguntam: como?

Normalmente, os retiros acontecem em lugares isolados, afastados

do burburinho das cidades, dos nossos relacionamentos diários, de preferência em meio à natureza, em silêncio para facilitar a reflexão e a introspecção para um encontro íntimo com Deus e deixar-se afetar pela palavra e pela contemplação.

Mas, respeitando este momento de isolamento, são oferecidos Retiros On-line, de um dia, de finais de semana, de carnaval, e o EVC (Exercício na Vida Cotidiana).

Geralmente, nos retiros de um dia ou de finais de semana, o orientador envia o material por e-mail ou WhatsApp. As pessoas, escolhem um lugar da casa em que elas possam ficar em silêncio e isoladas. De posse do material enviado, participam duas ou três vezes por dia, de um encontro virtual quando o orientador, explica o material a ser estudado e rezado em um ou dois momentos.

Eventualmente, participam de um encontro de partilha, pessoal, também virtual com um acompanhante. Já no EVC (retiro de mais ou menos um1 ano), a pessoa retira de 40 minutos a uma hora por dia, para estudo da palavra e orações.

Semanalmente recebe de seu acompanhante o material e orientações e deve partilhar, por 15 ou 20 minutos, o que foi rezado na semana anterior.

O Mosteiro da Vila Kostka, em Itaici, Indaiatuba (SP) – itaici.org.br- está encerrando um EVC com mais de 800 participantes e deve iniciar outro já com mais 900 inscritos, com um orientador e 146 acompanhantes.

Várias congregações religiosas também oferecem essa modalidade, basta entrar no Google, colocar “Retiros on-line” e terá ofertas.

Boas orações!


 Emerson Lopes Martins

(Jalesense radicado em São José dos Campos, funcionário aposentado do Banco do Brasil e orientador de Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola)

Desenvolvido por Enzo Nagata