Hoje, dia 2 de abril foi designado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Essa data tem por objetivo levar informações para a população sobre o autismo e assim diminuir o preconceito. Sendo uma campanha mundial, ela acontece todo ano com a proposta de iluminar de azul grandes monumentos e cartões postais do planeta, para chamar a atenção da sociedade.

O tema em 2024 é “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, com a hashtag #AutistaValorizeCapacidades nas redes sociais.

O “Transtorno do Espectro Autista” – TEA, não é uma doença, mas sim uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Os sintomas e a gravidade do transtorno podem variar de pessoa para pessoa.
Uma pesquisa realizada em 2023 pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), informou um novo número: 1 em cada 36 crianças de 8 anos são autistas.

A divisão entre gêneros na prevalência de pessoas com diagnóstico de autismo continua apresentando um número bem maior de homens.

Diagnóstico. Até agora, não há exames de imagem ou laboratoriais que sejam definitivos para diagnosticar o TEA. O diagnóstico é clínico, realizado com base na observação dos sintomas e no histórico de desenvolvimento do indivíduo.

Alguns dos sintomas comuns do autismo incluem:

  • Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem, atraso de fala e dificuldades para iniciar e manter um diálogo.
  • Dificuldades na interação social, como dificuldade em fazer amigos, dificuldades em manter contato visual, entender emoções dos outros e não atender quando chamado pelo nome.
  • Comportamentos repetitivos ou estereotipados, como movimentos repetitivos com as mãos, alinhamento de objetos ou aderência a rotinas rígidas.
  • Interesses restritos ou obsessivos em determinados assuntos, objetos ou atividades.
  • Sensibilidades sensoriais incomuns, como hipersensibilidade ao som, luz, texturas ou cheiros.
  • Seletividade alimentar.

Tratamento

Há uma grande importância de se iniciar o tratamento o quanto antes, mesmo que ainda seja apenas uma suspeita clínica, ainda sem diagnóstico fechado, pois quanto antes comecem as intervenções, maiores são as possibilidade de melhorar a qualidade de vida da pessoa.

O tratamento com mais evidência de eficácia, segundo a Associação Americana de Psiquiatria, é a terapia de intervenção comportamental, a mais usada delas é ABA-análise aplicada do comportamento. O tratamento para autismo é personalizado e interdisciplinar, ou seja, além da psicologia, pacientes podem se beneficiar com intervenções de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, musicoterapia ou equoterapia conforme a necessidade de cada autista.

Curiosidades do Autismo

O Transtorno do Espectro Autista engloba diferentes figuras como forma de conscientização.

O quebra-cabeça é o símbolo mais conhecido do autismo. Ele representa a complexidade e a diversidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Suas peças de diferentes formas e cores simbolizam as características e habilidades das pessoas com autismo.

O uso da cor azul é, de fato, um símbolo amplamente reconhecido do autismo.

O azul representa a conscientização do autismo e é utilizado em diversas campanhas e iniciativas, principalmente em abril, que é conhecido como o mês de conscientização do autismo.

O quebra-cabeça e a cor azul, são símbolos da conscientização do autismo

Comments are closed.